Advertisement

Main Ad

Parque da Juventude: Um local de lazer e cultura gratuito em São Paulo

Parque da Juventude: Um local de lazer e cultura gratuito em São Paulo



Andando pelo Parque da Juventude

Você já ouviu falar do Parque da Juventude? Eu até tinha ouvido falar, mas confesso que não tinha dado muito valor. Achei que seria minúsculo e sem nada para fazer. Certamente eu estava errado.

Hoje nesse artigo vou contar para você como me surpreendi de uma maneira positiva sobre o Parque da Juventude.

Como chegar

Achei o parque com o acesso mais fácil de todos que já fui. Tudo que você precisa fazer é pegar a linha 1 azul do metrô, e descer na estação Carandiru. Quando você sair é só virar a direita e a entrada do parque vai estar bem na sua frente.

O endereço do Parque é esse:

Parque da Juventude Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 (ao lado do metrô Carandiru) Santana – São Paulo – SP – CEP: 02029-001

O que fazer no Parque da Juventude

Logo que entrei achei o parque com uma estrutura boa, bem limpinho, gramado bem aparado. Tinha um corredor grande bem iluminado, e ao lado uma espécie de praça.

Logo no começo tem 2 prédios, que acredito que seja a antiga penitenciária do Carandiru. Ela foi reformada, e pode ser visitada, como uma espécie de museu.

História do Carandiru

Para quem não sabe, o Carandiru foi uma penitenciária onde houve uma rebelião de detentos que causaram um incêndio no pavilhão 9. Então a polícia, para reprimir os detentos, acabou cometendo uma chacina, resultando na morte de 111 detentos, isso em 1992.

Em 2003, o governo, para tentar apagar essa imagem negativa desse lugar, resolveu criar esse parque da Juventude, cujo nome original é Dom Paulo Evaristo Arns.

Atividades no Parque da Juventude

Como eu disse, eu não achava que o parque era tão bonito, achei que era pequeno e só tinha um museu lá. Mas na verdade tem vários lugares de lazer, playground para crianças, equipamentos para exercícios físicos, trilhas, quiosques, banheiros, bebedouros, e antigas ruínas da penitenciária.

Inclusive um lugar onde os policiais ficavam de vigia e entrava por cima dos muros do presídio. Achei incrível poder subir lá em cima e andar por parte do parque. Lá tem uma biblioteca enorme. Mas o que mais achei legal é que tem circos lá! Vi 3, e o melhor de tudo a entrada é gratuita.

Exposição Mundo do Circo

A exposição Mundo do Circo está aberta de terça a domingo, das 11h às 18h. Ela conta a história do circo no Brasil, com fotos, vídeos e objetos. É uma exposição muito interessante, e vale a pena visitar.

Circo no Parque da Juventude

Conclusão

Tenho certeza que você ficou com vontade de conhecer esse parque. Eu gostei bastante e acho que você vai gostar também. Se você quiser ver como ele é, eu fiz um vídeo dele para o meu canal. Dá uma conferida lá para saber se vale a pena conhecer.




Postar um comentário

0 Comentários