Parque da Juventude: Um local de lazer e cultura gratuito em São Paulo
Você já ouviu falar do Parque da Juventude? Eu até tinha ouvido falar, mas confesso que não tinha dado muito valor. Achei que seria minúsculo e sem nada para fazer. Certamente eu estava errado.
Hoje nesse artigo vou contar para você como me surpreendi de uma maneira positiva sobre o Parque da Juventude.
Como chegar
Achei o parque com o acesso mais fácil de todos que já fui. Tudo que você precisa fazer é pegar a linha 1 azul do metrô, e descer na estação Carandiru. Quando você sair é só virar a direita e a entrada do parque vai estar bem na sua frente.
O endereço do Parque é esse:
Parque da Juventude Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630 (ao lado do metrô Carandiru) Santana – São Paulo – SP – CEP: 02029-001
O que fazer no Parque da Juventude
Logo que entrei achei o parque com uma estrutura boa, bem limpinho, gramado bem aparado. Tinha um corredor grande bem iluminado, e ao lado uma espécie de praça.
Logo no começo tem 2 prédios, que acredito que seja a antiga penitenciária do Carandiru. Ela foi reformada, e pode ser visitada, como uma espécie de museu.
História do Carandiru
Para quem não sabe, o Carandiru foi uma penitenciária onde houve uma rebelião de detentos que causaram um incêndio no pavilhão 9. Então a polícia, para reprimir os detentos, acabou cometendo uma chacina, resultando na morte de 111 detentos, isso em 1992.
Em 2003, o governo, para tentar apagar essa imagem negativa desse lugar, resolveu criar esse parque da Juventude, cujo nome original é Dom Paulo Evaristo Arns.
Atividades no Parque da Juventude
Como eu disse, eu não achava que o parque era tão bonito, achei que era pequeno e só tinha um museu lá. Mas na verdade tem vários lugares de lazer, playground para crianças, equipamentos para exercícios físicos, trilhas, quiosques, banheiros, bebedouros, e antigas ruínas da penitenciária.
Inclusive um lugar onde os policiais ficavam de vigia e entrava por cima dos muros do presídio. Achei incrível poder subir lá em cima e andar por parte do parque. Lá tem uma biblioteca enorme. Mas o que mais achei legal é que tem circos lá! Vi 3, e o melhor de tudo a entrada é gratuita.
Exposição Mundo do Circo
A exposição Mundo do Circo está aberta de terça a domingo, das 11h às 18h. Ela conta a história do circo no Brasil, com fotos, vídeos e objetos. É uma exposição muito interessante, e vale a pena visitar.
![]() |
Conclusão
Tenho certeza que você ficou com vontade de conhecer esse parque. Eu gostei bastante e acho que você vai gostar também. Se você quiser ver como ele é, eu fiz um vídeo dele para o meu canal. Dá uma conferida lá para saber se vale a pena conhecer.
0 Comentários